Mentoria Literária

O que é?

A mentoria, assessoria ou coaching literário ou de escrita é um acompanhamento individual e personalizado para te ajudar a realizar de forma competente e profissional o projeto de escrever um texto, que pode ser de ficção (contos, romances) ou de não ficção (biografias, livros técnicos e acadêmicos).

O mentor literário é como o personal trainer da escrita.

Para que serve?

Muitas vezes, ao decidir escrever um texto complexo, você pode ter uma ideia ou objetivo, mas não sabe por onde começar a desenvolver a história ou argumentação. Também pode acontecer de você perceber no meio do processo de escrita que se perdeu ou entrou em um bloqueio criativo. Ou ainda, já tem experiência de escrita, mas quer garantir que o seu livro terá uma boa qualidade literária por meio de um olhar profissional.

A mentoria pode te ajudar em todas essas situações. Serve para que você tenha o apoio, conhecimento e orientação necessários para escrever e finalizar o seu texto, ao mesmo tempo em que busca maior qualidade literária e conformidade com padrões mercadológicos. Além disso, o mentor não vai apenas te orientar de forma técnica, mas também te incentivar e conversar sobre questões emocionais e psicológicas que podem afetar seu desempenho na escrita.

As aulas com o George me deram segurança para expressar a escrita sem medo. Ele é centrado, objetivo e facilitador. Tira dúvidas com rapidez e sempre está disponível para ajudar. Orienta a limpar o texto e evitar vícios gramaticais que tiram a beleza do texto e deixam o leitor cansado. Aprendi a mostrar mais e contar menos. Hoje consigo escrever cenas só com o necessário para contar a história. No trato pessoal o George é discreto, educado e honesto, o que é uma bênção para o aluno.

Recomendo com cinco estrelas de cinco.

Zia Stuhaug

Autora de livros infantojuvenis e adultos, @zia.stuhaug

Como funciona?

A mentoria acontece por meio de sessões individuais online, que podem ser esporádicas ou fazer parte de um pacote semanal ou quinzenal.

Se você ainda não começou a escrever, iniciamos pela discussão de ideias e premissas, para então trabalhar na linha mestra do texto, sinopse e escaleta das cenas e capítulos. Para a não ficção, vamos pensar toda a linha argumentativa e o percurso do leitor ao longo do texto.

Depois que todo o planejamento estiver pronto, você começa a escrever e eu farei apontamentos, sugestões e críticas. E, às vezes, a sua escrita vai te levar para longe dos planos, e vamos ter que parar por um momento para realinhar as definições iniciais.

O objetivo da mentoria não é criar rigidez para o seu processo criativo, mas colaborar para que as suas ideias alimentem um texto bem estruturado e coerente.

A mentoria do George na produção dos meus dois livros de terror trouxe um tempero para a história que eu não teria conseguido jogar naquele caldeirão de ideias se julgasse não precisar de uma análise crítica. Eu o conheci em época de escritos iniciais que, mesmo com aprendizados em cursos de escrita, saíam facilmente dos trilhos e do que o mercado editorial considera importante para uma história se manter bem estruturada. 

Ser mentorada pelo George é fazer uma caminhada livre pela própria criação, mas de mãos dadas com o profissionalismo dele, que, não só lapidou as minhas ficções impecavelmente, como me fez aprender de forma minuciosa as técnicas do mundo literário e maneiras certeiras de cativar o leitor. Deu tão certo que já estou em conversa com uma editora tradicional e George e eu já estamos trabalhando em outras histórias. Obrigada, George, pelo sério compromisso com a literatura.

Carol Castro

Autora de livros de terror, @sou_carol_castro

Quanto custa e como contratar?

Entre em contato comigo, pelo formulário do site, e-mail ou pelas redes sociais. Podemos fazer uma conversa inicial sem compromisso para eu entender o que você precisa e explicar as opções e valores. A cobrança é feita por sessão individual ou por pacotes de sessões.

Se não tem certeza se a mentoria é o que precisa, pode entrar em contato também.

O que não faz parte da mentoria?

  • Não é um serviço de edição ou revisão do texto (se precisa de edição, clique aqui);
  • Não é uma leitura crítica, embora ler e comentar seu texto faça parte do trabalho (se precisa de leitura crítica, clique aqui);
  • Não são aulas de escrita, é necessário ter um projeto de texto em andamento (se quiser aulas particulares de escrita, entre em contato);
  • Eu não vou escrever por você, mas orientar e explicar como fazer melhor (se precisa que eu escreva no seu lugar, clique aqui para saber sobre ghostwriting)
  • Não é um serviço de publicação nem de indicação do seu texto para editoras (ou seja, fazer a mentoria não garante publicação);
  • Não é uma consultoria de marketing para venda de livros.

    A mentoria te dá apoio, conhecimento e orientação para você realizar o sonho de escrever e finalizar o seu livro.

    Entre em contato!

    Envie uma mensagem pelo formulário abaixo ou escreva para: contato@georgemaral.com.br. Responderei o mais breve possível.