George Amaral

Psicanalista e Escritor

Sobre mim

George Amaral, psicanalista integrativo, escritor e pesquisador. Doutorando e Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, Bacharel em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP e Especialista em Roteiro Audiovisual pela PUC-SP, além de Designer Gráfico pela Escola Panamericana de Arte.  Membro do conselho editorial da Revista Fantástika 451 e cofundador do projeto Escrita Incrível.

Coautor e consultor do romance de ficção científica The 3rd Planet. Publicou treze livros como ilustrador, no Brasil, EUA e Noruega, e realizou projeto e diagramação de mais de trinta livros. Participou como roteirista nos curtas-metragens Retratos Anônimos, 2015 (selecionado para o 27º Festival Kinoforum) e Depois Daquele Trem, 2014 (exibido na Mostra Sesc de Cinema Paulista e no Programa Pontos MIS 2014). Publicou os contos Momentos Engarrafados, 2012, pela Editora Estronho, e Código Fonte, 2014, na Revista Trasgo, e as histórias em quadrinhos O Lobo Mau, 2009, na Revista Subversos, e Day Old, 2009, em publicação independente nos EUA.

Foi professor de dramaturgia no projeto 1ª Cena, da ONG Usina dos Atos, quando ministrou aulas para jovens e orientou a produção do roteiro para três peças, Reais InteressesEscola de Magia e As Cartas, encenadas em 2012. 

Defendeu o mestrado na FFLCH-USP com a dissertação “Novo Estranhamento e Consciência Social em Estação Perdido, de China Miéville”. Sua pesquisa acadêmica aborda das possibilidades de reflexão crítica proporcionadas pelo estranhamento inerente às narrativas fantásticas, pelo viés da psicanálise, teoria literária e teoria cultural materialista. Tem artigos acadêmicos publicados na Revista Margem Esquerda nº 31, da Editora Boitempo, e na Revista Abusões, da UERJ.

Artigos e Contos

Código Fonte

Conto publicado na Revista Trasgo Anual, em 2017.

Momentos Engarrafados

Conto publicado na coletânea VII Demônios, 2012.

Identidade, diferença e representação em Estação Perdido, de China Miéville

Artigo publicado na Revista Margem Esquerda nº 31, pela Editora Boitempo, em 2018.

Fantasia Materialista em Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Artigo publicado na Revista Abusões nº 7, pela UERJ. 

Vamos conversar?

Open chat
1
Quer falar diretamente comigo?
Olá! Eu sou George.
Deixe uma mensagem aqui para mim e te respondo assim que puder.
Powered by