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George Amaral

Psicanalista e Escritor

Sobre mim

  George Amaral atua como psicanalista, escritor e pesquisador. É professor do curso Procrastinação Nunca Mais, pela OneMind – Escola da Consciência, e colaborador no blog da escola. Também dá aulas de escrita criativa, literatura e dá consultoria para a escrita de livros de ficção e não ficção.

É mestre e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, pesquisando a literatura insólita e seus dispositivos formais de estranhamento e de reflexão crítica da realidade, especialmente aqueles voltados para questões de ordem social e ambiental. No mestrado, aprofundou-se no subgênero da ficção científica conhecido como New Weird, com a dissertação: “Novo estranhamento e consciência política: gêneros literários em Perdido Street Station, de China Miéville”. Agora, no doutorado, voltou-se para o diálogo entre Antropologia, Ecologia e a Teoria Literária para pensar a respeito das possibilidades formais do romance contemporâneo, especialmente a ficção climática, no contexto da crise ambiental do Antropoceno.

É também bacharel em Comunicação Social, pela ECA-USP, especialista em Roteiro em Áudio e Audiovisual, pela PUC-SP, psicanalista integrativo, pela SBPI-SP, e Designer Gráfico e da Imagem pela Escola Panamericana de Arte, SP.

Seu lançamento mais recente foi a fantasia urbana Carcaças de abissais (Urutau, 2023), escrito junto de Maurício Pessoa, e está no prelo o livro  Um estranho tão familiar: teorias e reflexões sobre o estranhamento na ficção (Editora Bandeirola, segundo semestre 2023), voltado para o campo da Teoria Literária.

É também coautor, com Ana Rüsche, do Manual de sobrevivência na escrita (Monomito, 2020), e foi consultor e coautor do romance de ficção científica The 3rd Planet (independente, EUA, 2020). 

Publicou os contos “Momentos Engarrafados”, na coletânea VII Demônios (Editora Estronho, 2012), “Código Fonte”, na Revista Trasgo (v.2, 2014), “Terrores diurnos”, na coletânea KriptoKriaturas (Coletivo KriptoKaipora, 2021), “Para onde vamos?”, na Revista Subtextos nº 10 (2022), “Procriações plurisiderais”, na coletânea O dia em que o universo fechou os olhos (Desconcertos, 2022), “A semente da retomada”, na coletânea SaiFai: ficção científica à brasileira (Museu do Amanhã do Rio de Janeiro, no prelo). Tem artigos acadêmicos publicados na Revista Literartes, da USP, Revista Margem Esquerda, da Editora Boitempo, na Revista Abusões, da UERJ, e na Revista Jangada, da UFV.

Foi ilustrador de quinze livros infantis publicados no Brasil, EUA e Noruega, e das histórias em quadrinhos O Lobo Mau (Revista Subversos, 2009), da qual também foi o roteirista, e Day Old (independente, EUA 2009). Realizou projeto e diagramação de mais de trinta obras de vários países. Participou como roteirista nos curtas-metragens Retratos Anônimos, 2015 (selecionado para o 27º Festival Kinoforum) e Depois Daquele Trem, 2014 (exibido na Mostra Sesc de Cinema Paulista e no Programa Pontos MIS 2014). Como professor de dramaturgia para jovens no projeto 1ª Cena, da ONG Usina dos Atos, orientou a produção do roteiro para as peças Reais InteressesEscola de Magia e As Cartas, encenadas em 2012.

Atuou ainda por 11 anos na área de comunicação e marketing, sendo a maior parte desse tempo como gerente de marketing e eventos do Semesp – Sindicato das faculdades privadas de São Paulo, quando organizou inúmeros eventos, inclusive congressos científicos e fóruns internacionais. Em 2015 deixou a área de marketing para se dedicar à literatura, à psicanálise e à pesquisa acadêmica.

 

Alguns links

 

Carcaças de abissais, livro de ficção, Editora Urutau, 2023

 

Curso: Procrastinação Nunca Mais, pela OneMind – Escola da Consciência

 

Conto Revista Subtextos: Para onde vamos?

 

Conto Revista TrasgoCódigo Fonte

 

Artigo Revista Literartes: A trilogia Comando Sul, de Jeff VanderMeer: uma leitura no contexto do Antropoceno

 

Artigo Revista Jangada: Fantasia e busca mítica na ficção New Weird de China Miéville

 

Artigo Revista Abusões: O New Weird: hibridismo formal e consciência política em Estação Perdido, de China Miéville

 

Artigo Revista Abusões: Fantasia materialista em Ordem Vermelha: filhos da degradação

 

Artigo Revista Margem Esquerda: Identidade, diferença e representação em Estação Perdido, de China Miéville

 

Dissertação de mestrado:

Novo estranhamento e consciência política: gêneros literários em Perdido Street Station, de China Miéville 

 

Participação no painel Literatura Fantástica e Ecocrítica, do evento Colóquio do Fantástico Brasileiro: periferia, ecologia e resistência, promovido pela Universidade de Santa Maria e pela Universidade Federal do Ceará

Acesse aqui

 

Participação na mesa Cli-fi: ficção científica e crise ambiental, do evento Ficção científica, utopias e distopias, promovido pelo Laboratório de Estudos do Romance da Universidade de São Paulo

Acesse aqui

 

Participação na mesa Pós-modernidade e apocalipse, do evento Tempos de Distopia, promovido pelo Grupo de Estudos Distopia e Contemporaneidade, da Universidade Federal Fluminense [ https://www.youtube.com/watch?v=jUEjw68m_d0&t=18s ]

Artigos e Contos

Código Fonte

Conto publicado na Revista Trasgo Anual, em 2017.

Momentos Engarrafados

Conto publicado na coletânea VII Demônios, 2012.

Identidade, diferença e representação em Estação Perdido, de China Miéville

Artigo publicado na Revista Margem Esquerda nº 31, pela Editora Boitempo, em 2018.

Fantasia Materialista em Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Artigo publicado na Revista Abusões nº 7, pela UERJ.

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