Edição de Livros

O que é?

O trabalho de edição visa analisar e modificar (editar) um texto já finalizado para que ele ganhe em clareza, coesão, qualidade literária, adequação ao gênero literário ou ao tema abordado. As modificações feitas no texto dizem respeito principalmente à forma com que está escrito ou organizado, à linguagem e ritmo. 

Há muito em comum entre a leitura crítica e a edição textual, porém na leitura crítica nenhuma modificação é feita no texto. Na edição, busca-se aplicar no texto as modificações sugeridas na leitura prévia, facilitando em muito o retrabalho de quem escreveu o livro.

Para que serve?

Assim como a leitura crítica, a edição serve para garantir que o texto esteja bem escrito, aprimorando sua estrutura e aspectos principais. E também serve para evitar cometer erros que muitas vezes são difíceis de perceber para quem está muito envolvido com a escrita.

Todo grande autor conta com um editor competente para garantir a qualidade e o aprimoramento constante do seu texto.

Como funciona?

Marcamos uma conversa para eu entender melhor a respeito do seu texto e que tipo de edição ele vai exigir. Depois passo uma proposta financeira. Depois de aprovada, eu faço a análise inicial e marcamos um dia para discutirmos as propostas de edição. A partir do que acertamos eu realizo as alterações do texto ou livro.

Edições que envolvem criação literária (no caso de ficção) ou elaboração teórica (para não ficção) são indicadas para o autor em vez de executadas. Nesse caso eu aguardo por uma nova versão do texto modificado pelo autor antes de dar sequência.

Todas as alterações em um texto são sempre discutidas e aprovadas com o autor.

Quanto custa e como contratar?

O valor da edição textual varia conforme o tamanho, tipo e necessidades de modificação do texto. Entre em contato contando um pouco sobre seu projeto. Então marcamos uma conversa para esmiuçar os detalhes.

O que não faz parte da edição textual?

  • Revisão gramatical ou preparação do texto não fazem parte do serviço, ainda que eu corrija sempre que me deparar com erros;
  • Não é uma mentoria, vou sugerir alterações e executá-las, não te ensinar como fazer;
  • Não são aulas de escrita (se quiser aulas particulares de escrita, entre em contato);
  • Eu não vou escrever por você, com exceção de pequenos trechos ou frases para melhorar o que já está escrito (se precisa que eu escreva no seu lugar, clique aqui);
  • Não é um serviço de publicação nem de indicação do seu texto para editoras (ou seja, fazer a edição não garante publicação);
  • Não é uma consultoria de marketing para venda de livros.

Todo grande autor conta com um editor competente para garantir a qualidade e o aprimoramento constante do seu texto.

Entre em contato!

Envie uma mensagem pelo formulário abaixo ou escreva para: contato@georgemaral.com.br. Responderei o mais breve possível.